terça-feira, 28 de agosto de 2012

Projeto 1001 Discos



A data de hoje marca o início de um projeto que promete ser longo, porém também prazeroso e de muito conhecimento. Há alguns anos ganhei de aniversário da minha amiga Lys o livro 1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer e durante esses anos já dei uma folheada pra lá, outra pra cá, mas nunca havia me prontificado a devorá-lo como a publicação. Sob essa motivação inicia-se o trabalho auditivo de percorrer todos os 1001 discos sugeridos pelo grande almanaque.

Pra quem não conhece o livro, trata-se de catálogo feito por 90 estudiosos, entre jornalistas e críticos, que selecionaram 1001 discos lançados entre 1955 e 2005 e que de certa forma mereceram ser registrados como referência musical. Nele não há classificação por estilo, nacionalidade, nem de números atingidos pelo disco, a ordenação é feita somente pela data de lançamento. O que tem nele? De tudo! Claro que vai aparecer muita coisa pra se questionar, como acontece em todo caso em que se cria uma seleção, mas vamos respeitar.

Como funcionará o projeto?
Pelo fato da lista de discos ser extensa e abranger diversos tipos de som, reservo-me o direito de escolher aleatoriamente os trabalhos a serem analisados, variando com meu humor e ânimo. O mesmo vale para o ritmo das análises. Tentarei escrever pelo menos uma por dia, mas se não der, não deu! Tentarei o mínimo de organização utilizando marcadores nas postagens.

Basicamente é isso.

Que comecem os trabalhos!

0 comentários: