quinta-feira, 19 de março de 2009

Linux / Windows = Placa de rede não funciona

Situação: Você roda o Linux (seja Live CD ou uma instalação normal) depois roda o Windows em uma mesma máquina. Tudo aparentemente está certo, só que... a placa de rede no Windows diz que não existe nenhuma cabo conectado. Você confere o cabo, a placa e os drivers e está tudo certo.

Essa situação aconteceu duas vezes comigo e acredite, pra solucionar eu coloquei uma outra placa de rede. Só que nessa terceira eu resolvi que ia dar um jeito, e acabei dando. Não foi um jeito 100% técnico, mas quem é que não vive com uma gambiarra?!

A solução pra esse problema foi a seguinte: Ligar o Linux, deixar ele carregar e quando tudo estiver carregado você desliga ele direto no botão de reset. Quando a máquina iniciar pelo Windows ele vai reconhecer a placa de rede e tudo voltará ao normal.

Pelo que entendi desse problema é o fato do Linux desligar a placa e o Windows não ligar quando ele inicia. Ou seja, o negócio é não deixar o Linux desligar.

Se eu descobrir algum comando que não seja tão gambiarra eu coloco aqui depois.

3 comentários:

Maur´cio Cordeiro disse... [Responder comentário]

Boa notícia! na versão 9.04 do Ubuntu foi resolvido o problema.

Rodrigo Teixeira [Responder comentário] disse... [Responder comentário]

Olá Fábio!

Se não fosse o seu texto explicando tal fato não sabia o que seria dessa madrugada de feriado prolongado! rs

O mesmo fato estava acontecendo comigo (Tenho o Xp e Ubuntu), mas a placa não voltava à ativa quando migrava para o Windows.

Apesar de ser uma solução bastante inusitada, com certeza ela valeu um final de semana prolongado sem dores de cabeça!

[]'s

Unknown [Responder comentário] disse... [Responder comentário]

Rodrigod, Fico muito feliz em ter ajudado. Ainda mais sabendo que o blog anda muito parado.